domingo, 10 de abril de 2011

Igreja Presbiteriana de Canavieiras-BA



Reverendo Henry John McCall

A Igreja Presbiteriana de Canavieiras foi organizada, em 26 de setembro de 1906, pelo reverendo Henry John McCall, que fixou-se na Região de Canavieiras em 1905, para fazer um trabalho de divulgação e evangelização de sua fé.

O Reverendo Henry John McCall nasceu em Londres, na Inglaterra, em 27 de novembro de 1868 e morreu em Oakland, Estados Unidos da América, em 15 de julho de 1960.

A Igreja Presbiteriana é um prédio muito simples e bonito e fica situada na Rua Coronel Augusto Luís de Carvalho, 183, no Centro Antigo de Canavieiras.


Igreja Presbiteriana de Canavieiras - Foto de Regis Silbar


A igreja, com a sua torre, é uma das edificações mais altas da cidade, podendo ela ser vista  de quase todo o centro da cidade e, ao longe, da entrada da barra de Canavieiras.

Em muitas igrejas presbiterianas há uma cruz no seu ponto mais alto, que geralmente é na torre. No caso particular da Igreja Presbiteriana de Canavieiras, no seu alto não há uma cruz, mas sim um marco se erguendo aos céus. Não sei qual o significado, mas acho que deve haver uma diferenciação de dogma entre as igrejas presbiterianas na adoção deste símbolo na parte externa da igreja. Se não houver tal diferenciação, deve haver outra explicação para a sua ausência.


Igreja Presbiteriana de Canavieiras - Foto de Regis Silbar


Sendo a Igreja Presbiteriana de Canavieiras uma das mais antigas do Brasil, ela deveria ser tombada pelo seu significado e também pela sua simplicidade e beleza. Não há argumento plausível para o seu não tombamento. Se ela não é suficientemente antiga, não faz diferença, pois Brasília é muito mais nova e foi tombada como Patrimônio Nacional e tombada também pela UNESCO.

Na falta de iniciativa federal ou estadual, o próprio município de Canavieiras deveria tomar a iniciativa e tombar tal patrimônio, pois o maior interessado é o povo da própria cidade, pois a sua riqueza cultural e religiosa são bens preciosos demais e devem ser preservados para a posteridade.



Igreja Presbiteriana de Canavieiras - Foto de Regis Silbar








8 comentários:

  1. Belíssima igreja presbiteriana. Tive a oportunidade de ver poucas igrejas protestantes com essas arquitetura. Lembro-me apenas de uma Igreja Metodista (centro) e outra Batista (Bairro Floresta) em Porto Alegre-RS. E também de uma Igreja Batista em Balsas-Maranhão e uma presbiteriana em Pedra Azul-Minas Gerais, além das várias igrejas luteranas espalhadas pelo país, especialmente na região sul.

    ResponderExcluir
  2. Resgistre-se, ainda, que a sua torre é um dos poucos pontos da cidade de onde se pode ver o mar.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se vocês tem alguma foto do Reverendo Arnaldo Francisco de Souza que foi Pastor nessa Igreja no ano de 1965 até 1970.
    Gostaria muito de ver aquí o registro da passagem dele por essa Igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não possuimos em nossos arquivos nenhuma foto do pastor acima mencionado.

      Excluir
  4. Eu,Scharliman Dourado,filha do Reverendo Arnaldo que foi Pastor nessa Igreja,gostaria de rever a casa pastoral que ficava localizada acho que na rua General Pederneiras se não me falha a memória.Gostaria de rever a casa que morei dos meus quatro anos até os 11 anos.^Se tiverem a foto é possível postar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consultando nossos arquivos não encontramos nada que indicasse a localização da casa Pastoral da Igreja Presbiteriana. Talvez a própria Igreja possa fornecer as informações, através do email que consta em seu site. Desejamos sorte, pois uma vez fizemos uma consulta à Igreja Presbiteriana de Canavieiras e não obtivemos retorno.

      Excluir
    2. Boa noite,
      Sou o Rev. Derivaldo, atual pastor da igreja Presbiteriana de Canavieiras, em breve estarei atualizando aqui alguns dados mais recentes a respeito da igreja.

      Excluir
    3. Ficaremos na expectativa da divulgação dos novos dados da Igreja Presbiteriana de Canavieiras, uma das mais antigas e tradicionais de nossa bela cidade.

      Excluir